Search this blog


Home LAYOUT PAINEL POSTAGEM

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

PLANTAS COM PERFUME

Plantas com perfume

Rosas
Inigualável no jardim, não só por sua beleza, mas também pelo seu perfume, a rosa conta com uma centena de espécies e mais de cinco mil variedades, das quais apenas duas são utilizadas para a obtenção de perfumes e a maioria dos óleos usados em aroma terapia: a Rosa centifolia (rosa de maio) cultivada em particular na região Francesa de Provença e a Rosa damasceno, cultivada na Síria. O perfume da maioria das rosas está nas pétalas e o senso comum diz que, quanto mais larga mais perfumadas, o que coloca as rosas miniaturas em desvantagem, embora existam as que têm excepcional perfume, tal como a Petite de Hollande e a De Maux, que são espécies de rosas não muito maiores que as miniaturas.

Jasmim
O jasmim apresenta uma infinidade de espécies diferentes , espalhadas pelos países de clima tropical e temperado. Dentre elas está o jasmim-branco, uma frágil trepadeira com atraentes flores brancas. Agrupadas em cachos, as flores perfumam o ambiente com um aroma adocicado.

Alecrim
O Alecrim é um arbusto aromático, de folhas perenes, intensamente ramificado, que atinge mais ou menos um metro de altura e cresce espontaneamente na região do Mediterrâneo. Seu nome científico significa rocio/orvalho marinho. As flores aparecem em pequenos cachos e toda a planta exala um forte e característico aroma muito agradável, com um sabor picante que lembra a cânfora.

Nenhum comentário: