


Procure explorar as características das plantas para valorizar o seu jardim. Elas possuem efeitos maravilhosos, tanto isoladas,como agrupadas com outras espécies.
Faça um levantamento coletando informações sobre asua aréa e atenda as necessidades que você detectou quando for escolher as plantas para o seu jardim.
O primeiro passo é definir as áreas onde plantar e o quê plantar. Faça um mapa de sombras, isso irá facilitar a sua vida na escolha de onde vai ficar cada espécie. A partir daí fica mais fácil estabelecer as espécies para áreas de sol, de sombra ou de meia sombra, as espécies que necessitam maior ou menor grau de luminosidade e umidade, etc.
Não misture espécies que apresentam necessidades diferentes. Procure utilizar espécies de sombra em locais sombreados e com pouca luminosidade e espécies de sol nas áreas bem ensolaradas. Algumas espécies necessitam de mais água que outras por isso não as misture também.
Hora de Semear:
espalhe as sementes. Se forem grandes, cubra-as com uma leve camada de terra, mas se forem pequenas não é necessário cobrilas com terra.
Umedecer a terra:
Mergulhe o vaso um pouco mais da metade num recipiente com água e deixe até que a terra da superfície fique totalmente umidecida.
Saco Plástico:
Retire o vaso da água e coloque-o dentro de um saco plástico transparente. Deixe-o sobre duas ripas para drenar. A sementeira deve ficar em local sombreado , e temperatura entre 20 e 25°
PAR DE FOLHAS:
Qd aparecer um par de folhas,logo acima da embrionárias, retire o saco plástico.Regue suavemente o vaso e passe as mudinhas para vasos individuais.
Rosas
Inigualável no jardim, não só por sua beleza, mas também pelo seu perfume, a rosa conta com uma centena de espécies e mais de cinco mil variedades, das quais apenas duas são utilizadas para a obtenção de perfumes e a maioria dos óleos usados em aroma terapia: a Rosa centifolia (rosa de maio) cultivada em particular na região Francesa de Provença e a Rosa damasceno, cultivada na Síria. O perfume da maioria das rosas está nas pétalas e o senso comum diz que, quanto mais larga mais perfumadas, o que coloca as rosas miniaturas em desvantagem, embora existam as que têm excepcional perfume, tal como a Petite de Hollande e a De Maux, que são espécies de rosas não muito maiores que as miniaturas.
Jasmim
O jasmim apresenta uma infinidade de espécies diferentes , espalhadas pelos países de clima tropical e temperado. Dentre elas está o jasmim-branco, uma frágil trepadeira com atraentes flores brancas. Agrupadas em cachos, as flores perfumam o ambiente com um aroma adocicado.