Search this blog


Home LAYOUT PAINEL POSTAGEM

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

ALAMANDA

É uma trepadeira perene bastante conhecida aqui no Brasil. Suas flores são muito vistosas, de um amarelo-ouro muito bonito. Mas suas folhas também não ficam a desejar, possuem um verde muito brilhante.

Mas tem um pequeno probleminha: a Alamanda é uma planta tóxica e por isso deve ser mantida longe de crianças pequenas e filhotes de animais.
Possue um látex resinoso e venenoso que pode causar dermatite por contato na pele.
É uma planta de pleno sol,mas requer solo fértil e com regas regulares 2 ou ate 3 vezes por semana.
Multilica-se por sementes e estarquia



DICA: a alamanda é muito eficiente no combate a pragas dos jardins, como cochonilhas e pulgões.

Faça um chá das folhas picadas com água quase fervendo, espere esfriar e borrife as plantas atacadas. Mas coloque luvas na hora de cortar as folhas e espere um dia sem sol ou ao entardecer.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Oi gente, para comprar as nossas plantinhas temos que levar em consederação vários aspectos.Nem sempre as plantas mais bonitas da prateleira são as mais saudáveis, nem a melhor para comprar.

Dê uma olhada no estado geral de saúde de todas as plantas de onde você vai comprar, e não apenas na que você escolheu.Veja se o vendedor tem cuidado com as plantas do local.Se existe muitas plantas doentes, há uma grande chance da sua estar contaminada.

Olhe a presença de pragas em boa parte delas, pois a sua tambem já pode estar empreguinada.

Ao escolher a espécie que você vai levar, separe umas meia dúzia para serem analisadas mais profundamente.Olhe atentamente a presença de pragas e sinais de doenças; veja se não há raizes saindo na superficie do vaso.O caule deve ser uniforme e não deve conter cortes,quebras ou outros danos que pode vir a matar a planta.

Não compre plantas com folhas muchas.Elas devem estar fortes e saudáveis. Se ouver apenas uma folha queimada, tudo bem, mais várias?Nem pensar,é perigo na certa!

Escolha aquelas que ainda tem botões a serem abertos. Se você conhece a espécie e esta possue várias florações, tudo bem.Mas se ela é anual,você não vai ter o prazer de ver o seu jardim florido por mais tempo.

Não chegue em casa e coloque logo sua planta no sol ou no solo.Coloque-as na sombra, no recipiente em que estar e, em seguida, leve-as gradualmente para o local desejado(desde que seja adequado a espécie).

Uma boa parte das plantas podem ter seu plantio iniciado dentro da residencia ou em locais reservados.
Devemos escolher boas sementes (não ocas) e com taxa de germinação alta( acima de 85%).Na compra das sementinhas veja ,também,a data de embalagem.Não queira se for muito antiga.
Escolha um bom solo para misturar as sementes.O solo deve estar úmido mas não encharcado.
As sementes necessitam de calor para germinarem.A maioria esta entre 70 a 80 graus farenheit .
Atualmente estou germinando as minhas sementes de hortaliças com um metodo usando papel toalha, onde molho o papel e coloco as sementes com espaçamento entre elas e espero a germinação para poder colocá-las na terra.
Não devemos plantar as sementes em uma cova muito profunda. Principalmente as sementes muito pequenas, caso seja necessário depois você coloca cuidadosamente o solo ao redor da muda.
O tempo necessário para uma plantinha germinar pode ser de poucos dias a poucas semanas.
Logo que a plantinha nasce ela começa a procurar a luz.
Forneça água para a sua muda todos os dias; prefira colocar água pela manhã, pois o solo molhado a noite pode incentivar as doenças.

Beijos de Keka!!

domingo, 8 de fevereiro de 2009


O ciclo vegetativo do girassol varia de 90 a 130 dias, dependendo de como foi cultivado, da data de semeadura e das condições ambientais da região.
As plantas podem suportar temperaturas baixas por curto período.Porém temperaturas baixas atrasam a floração e a maturação.
A temperatura ótima para o desenvolvimento situa-se entre 27 a 28° C.
ÁREA:
O girassol se adapta bem em vários tipos de solo.Porém o mais correto é dar preferência aos solos profundos,férteis, planos e bem drenados, para que as raízes desenvolvam-se normalmente.
PRAGAS:
As principais pragas que atacam o girassol são: a lagarta preta, a vaquinha e os percevejos.