sexta-feira, 28 de agosto de 2009
A poda de beliscão é a mais recomendada para incentivar o crescimento de brotações laterais, principalmente em herbáceas usadas como forrações. Basta retirar o broto mais alto da muda com as unhas.
Deseja um Muro mais alto?
Em vez de tijolos, use a criativa e aumente seu muro com uma treliça e uma bela trepadeira. Ele fica mais alto e bem mais bonito.
Preparação da Mãe(flor que irá fecundar-se) para um cruzamento de rosas
Encontrei isso no livro MANUAL DE CULTIVO DE ROSAS de Daniel Roberto Ramos da Silva, e achei que podia ser do interesse de alguém.
Escolhido os pais, o primeiro passo é a preparação da mãe, isto é, a flor que irá fecundar-se e produzirá as sementes.
Em todo processo de preparação para a polinização e na polinização propriamente dita, existe o risco de contaminação da planta por polens indesejados e até mesmo a auto-fecundação; isso estragaria todo o trabalho de anos pois, imagine a possibilidade de que a planta polinizada tenha recebido uma visita de um inseto que também trouxe com ele alguns polens e, justo estes polens de procedência incerta consigam fecundar a flor. Você recolhe as sementes a as cultiva e qual não será sua surpresa ao perceber que o resultado é completamente adverso ao esperado. Por isso, todo o cuidado e higiene são necessários.
O material usado nessa primeira etapa é basicamente: lâmina (estilete, tesoura pequena), uma pinça, um pincel de cerda macia e saquinhos de papel.
Para a flor mãe é prudente escolher uma flor ainda em botão a desabrochar em prazo de dois dias, isto é, um botão bem formado porém com o centro da flor ainda firmemente coberto pelas pétalas e os sacos políneos ainda fechados.
Com o auxílio de uma lamina ou simplesmente com os dedos deve-se extrair cuidadosamente todas as pétalas e posteriormente os pistilos conservando na flor somente o carpelo e as anteras.
Após a limpeza da flor, o carpelo deve ser envolvido com um pequeno saco de papel resistente de forma a não permitir a visita de nenhum inseto ou mesmo a entrada de pólen indesejados vindos pelo ar. Os saquinhos podem ser facilmente feitos por você mesmo usando cola e papel sulfite.
O estigma está receptivo ao pólen quando apresenta em sua superfície um aspecto viscoso. Nesse estado o pólen facilmente será aderido e iniciará a fecundação do óvulo.
É importante ressaltar que todo material usado no processo deve estar sempre limpo e desinfetado a cada vez que utilizado as medidas de higiene devem também se repetir para evitarmos problemas de contaminação até mesmo por doenças que podem ser transmitidas de planta para planta. Uma solução de água e sabão, ou álcool resolve qualquer problema.
sábado, 22 de agosto de 2009
sábado, 25 de julho de 2009
terça-feira, 2 de junho de 2009
sábado, 25 de abril de 2009
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
ALAMANDA
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Oi gente, para comprar as nossas plantinhas temos que levar em consederação vários aspectos.Nem sempre as plantas mais bonitas da prateleira são as mais saudáveis, nem a melhor para comprar.
Dê uma olhada no estado geral de saúde de todas as plantas de onde você vai comprar, e não apenas na que você escolheu.Veja se o vendedor tem cuidado com as plantas do local.Se existe muitas plantas doentes, há uma grande chance da sua estar contaminada.
Olhe a presença de pragas em boa parte delas, pois a sua tambem já pode estar empreguinada.
Ao escolher a espécie que você vai levar, separe umas meia dúzia para serem analisadas mais profundamente.Olhe atentamente a presença de pragas e sinais de doenças; veja se não há raizes saindo na superficie do vaso.O caule deve ser uniforme e não deve conter cortes,quebras ou outros danos que pode vir a matar a planta.
Não compre plantas com folhas muchas.Elas devem estar fortes e saudáveis. Se ouver apenas uma folha queimada, tudo bem, mais várias?Nem pensar,é perigo na certa!
Escolha aquelas que ainda tem botões a serem abertos. Se você conhece a espécie e esta possue várias florações, tudo bem.Mas se ela é anual,você não vai ter o prazer de ver o seu jardim florido por mais tempo.
Não chegue em casa e coloque logo sua planta no sol ou no solo.Coloque-as na sombra, no recipiente em que estar e, em seguida, leve-as gradualmente para o local desejado(desde que seja adequado a espécie).
Devemos escolher boas sementes (não ocas) e com taxa de germinação alta( acima de 85%).Na compra das sementinhas veja ,também,a data de embalagem.Não queira se for muito antiga.
Escolha um bom solo para misturar as sementes.O solo deve estar úmido mas não encharcado.
As sementes necessitam de calor para germinarem.A maioria esta entre 70 a 80 graus farenheit .
Atualmente estou germinando as minhas sementes de hortaliças com um metodo usando papel toalha, onde molho o papel e coloco as sementes com espaçamento entre elas e espero a germinação para poder colocá-las na terra.
Não devemos plantar as sementes em uma cova muito profunda. Principalmente as sementes muito pequenas, caso seja necessário depois você coloca cuidadosamente o solo ao redor da muda.
O tempo necessário para uma plantinha germinar pode ser de poucos dias a poucas semanas.
Logo que a plantinha nasce ela começa a procurar a luz.
Forneça água para a sua muda todos os dias; prefira colocar água pela manhã, pois o solo molhado a noite pode incentivar as doenças.
Beijos de Keka!!
domingo, 8 de fevereiro de 2009
domingo, 25 de janeiro de 2009
A Celosia
Possuo duas dessas celosias,plumosas, uma vermelha e uma rosa.Mas estou a esperar a coloração de uma terceira que foi plantada por mim desde sementinha.
Esta ainda é uma surpresa!
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Cuidados com a kalanchoe
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
ROSAS
esta é como a minha!
- Se você for adiquirir uma muda, tenha cuidado na hora de comprá-la. Verifique que tamanho a sua roseira pode atingir, para que você possa programar que espaço do seu jardim ela vai ocupar.
- Ao verificar o espaço que ela precisa para desenvolver, você deve ver que condições climáticas ela necessita. Veja se neste local há muito ou pouco vento,se bate muito sol...
- Algumas roseiras florescem somente uma vez por ano. Então ,escolha as que tem muitos botões ainda para abrir;
- Caso você seja informado o tipo de roseira que está comprando, continue colocando esta informação ao plantá-la.Fica mais fácil para identificá-la e cuidar dela;
- Algumas rosas são bem diferentes de outras. Umas necessitam de podas frequentes, ou nutrientes específicos e fertilizações frequentes;
- Se você está iniciando,escolha uma roseira que necessite de baixa manutenção;
- Controlar o aparecimento de pulgões, fungos(oidio) ou ferrugem nas rosas;
- Diariamente elimine as flores velhas, estimulando assim o surgimento de novas flores.