quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
CONTRUINDO SEU JARDIM
Procure explorar as características das plantas para valorizar o seu jardim. Elas possuem efeitos maravilhosos, tanto isoladas,como agrupadas com outras espécies.
Faça um levantamento coletando informações sobre asua aréa e atenda as necessidades que você detectou quando for escolher as plantas para o seu jardim.
O primeiro passo é definir as áreas onde plantar e o quê plantar. Faça um mapa de sombras, isso irá facilitar a sua vida na escolha de onde vai ficar cada espécie. A partir daí fica mais fácil estabelecer as espécies para áreas de sol, de sombra ou de meia sombra, as espécies que necessitam maior ou menor grau de luminosidade e umidade, etc.
Não misture espécies que apresentam necessidades diferentes. Procure utilizar espécies de sombra em locais sombreados e com pouca luminosidade e espécies de sol nas áreas bem ensolaradas. Algumas espécies necessitam de mais água que outras por isso não as misture também.
sábado, 6 de dezembro de 2008
SEMEANDO
Hora de Semear:
espalhe as sementes. Se forem grandes, cubra-as com uma leve camada de terra, mas se forem pequenas não é necessário cobrilas com terra.
Umedecer a terra:
Mergulhe o vaso um pouco mais da metade num recipiente com água e deixe até que a terra da superfície fique totalmente umidecida.
Saco Plástico:
Retire o vaso da água e coloque-o dentro de um saco plástico transparente. Deixe-o sobre duas ripas para drenar. A sementeira deve ficar em local sombreado , e temperatura entre 20 e 25°
PAR DE FOLHAS:
Qd aparecer um par de folhas,logo acima da embrionárias, retire o saco plástico.Regue suavemente o vaso e passe as mudinhas para vasos individuais.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
MISTURAS PARA AS PLANTAS
Faça assim:
- 7 partes de terra argilosa;
-3 partes de terra vegetal;
-2 partes de areia grossa de rio bem lavada e seca ao sol;
Para cada 5 kg desta mistura, acrescente: 1/2 colher(café) de giz moído, 2 colheres(café) de farinha de ossos, 2 colheres (café) de superfosfato, 1 colher(café) de sulfato de potássio.
MISTURA BÁSICA:
Essa é mais simples.Quase todas as plantas podem ser cultivada neste tipo de mistura. Coloque partes iguais de terra argilosa, areia de rio e terra vegetal.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Dicas de regas
É necessário que o vaso tenha...
boa drenagem, tendo orifícios.
PLANTAS QUE REQUEREM SOLO SECO:é suficiente pingar algumas gotas na parte central do vaso periódicamente;
MODERADAMENTE ÚMIDA: a terra deve estar quase inteiramente seca antes da nova rega;
CONSTANTEMENTE ÚMIDA: a terra deve se apresentar úmida quando tocada com o dedo;
MOLHADA: a água deve aparecer quando se pressiona a terra com o dedo;
Click na flor para ler o restante, quando terminar é só clicar novamente.